google.com, pub-6314562266237699, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Pavê de Abacaxi Sobremesa Natalina

Pavê de Abacaxi Sobremesa Natalina. Em primeiro lugar, aqui ensinamos você a preparar esta sobremesa fácil e rápida, para que não perca muito tempo na cozinha, não estresse e consiga agradar a todos! 

Desse modo, o resultado final é tão gostoso quanto um pavê mais elaborado, e com certeza não irá decepcionar. Assim, confira abaixo a receita de pavê de abacaxi fácil e experimente!

Ingredientes para Pavê de Abacaxi Sobremesa Natalina

Creme de Gemas:

800 ml de leite integral

4 colheres (sopa) de amido de milho

1/2 caixa de creme de leite

3 gemas de ovos

1 colher (sopa) de essência de baunilha

395g de leite condensado

1 colher (sopa) de manteiga

Abacaxi em Calda:

1 abacaxi picado em cubinhos (aprox. 800 gramas)

Uma xícara (chá) de água

1/2 xícara (chá) de açúcar cristal

Merengue Suíço:

3 claras de ovos

1/2 limão

3/4 de açúcar refinado

Montagem:

200 gramas de biscoito champanhe

Modo de Preparo para Pavê de Abacaxi Sobremesa Natalina

Em primeiro lugar, coloque o amido em uma panela e dissolva com um pouco de leite.

Logo em seguida, acrescente o restante dos ingredientes, e leve ao fogo médio, misturando sempre para não queimar.

Dessa forma o ponto é quando o creme atingir a consistência de papa e estiver soltando aquelas borbulhas mais densas.

Assim, retire do fogo, despeje em um recipiente e cubra com plástico filme até esfriar.

Abacaxi em Calda:

Logo após coloque o abacaxi em uma panela junto com o açúcar, a água e dê uma leve misturada para incorporar.

Em seguida deixe cozinhar mexendo uma vez ou outra até que parte da água evapore e se torne uma calda, e o abacaxi acentue mais a sua cor.

Desse modo, separe a calda e o abacaxi em recipientes diferentes.

Merengue Suíço:

Logo depois coloque as claras junto com o açúcar em banho maria sempre mexendo pros ovos não cozinharem.

Dessa forma o ponto é quando o açúcar dissolver completamente a ponto de você pegar um pouco da mistura com os dedos e passar um no outro e não sentir nenhum grão.

Logo após com auxílio de uma batedeira bata, acrescente o suco do limão e continue batendo a mistura até que se torne um creme branco e firme o que acontece entre os 5 e 10 minutos batendo.

Montagem:

Assim faça uma camada de creme no fundo de uma travessa, em seguida faça uma camada de biscoito umedecendo-os primeiro na calda retirada do abacaxi.

Desse modo repita o processo até restar um centímetro para o topo da travessa, então coloque os abacaxis cozidos por cima de forma bem uniforme.

Sobretudo finalize espatulando o merengue sob a sobremesa e dando encostadas rápidas com uma colher para criar aquele efeito arrepiado, em seguida jogue cubinhos de abacaxi, e algumas oleaginosas trituradas para dar aquele ar natalino.

Mais Informações sobrer o Pavê

O pavê é uma sobremesa típica brasileira cuja origem remonta ao período colonial, na época em que os portugueses introduziram novos ingredientes e técnicas culinárias no Brasil. A sobremesa ganhou fama por sua textura cremosa, sabor doce e apresentação vistosa.

Evolução da Receita

Ao longo dos anos, a receita do pavê evoluiu de acordo com as preferências regionais e culturais. Atualmente, existem diversas variações da sobremesa, como pavê de chocolate, pavê de baunilha, pavê de limão, entre outras. Além disso, a receita também foi adaptada para atender a diferentes necessidades alimentares, como a versão sem lactose e a versão vegana.

Ingredientes Tradicionais

O pavê tradicional é feito com camadas de biscoito, creme e frutas. O creme é feito com leite condensado, creme de leite e gelatina, enquanto que as frutas podem ser morangos, bananas, goiabas ou outras frutas de sua preferência. O biscoito utilizado é geralmente o biscoito Maria ou biscoito champagne.

Preparo e Decoração

O pavê é fácil de ser preparado e pode ser feito com antecedência, tornando-se uma boa opção para festas e eventos. Primeiramente, o creme é preparado e as camadas de biscoito são dispostas em um recipiente. Em seguida, o creme é colocado por cima dos biscoitos e as frutas são adicionadas por cima do creme. A decoração pode ser feita com chantilly, raspas de chocolate, frutas frescas, entre outros ingredientes.

Popularidade no Brasil

O pavê é uma sobremesa muito popular no Brasil, sendo servido em festas de aniversário, casamentos, natal e outras celebrações. Além disso, a sobremesa também é vendida em padarias e confeitarias, tornando-se acessível para todos.

Conclusão

O pavê é uma sobremesa tradicional e apreciada no Brasil, com sua origem remontando ao período colonial e sua evolução através dos anos. Com sua textura cremosa, sabor doce e apresentação atraente, é fácil entender por que o pavê é tão popular. No próximo artigo, vamos explorar a história e as variações de outra sobremesa típica brasileira, o bolo de rolo.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.