google.com, pub-6314562266237699, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Bolo Cuca de Uva

Bolo Cuca de Uva. Em primeiro lugar, este bolo é uma deliciosa sobremesa originária da culinária alemã, muito apreciada também no Brasil. 

Desse modo, é feito a partir de uma massa de bolo fofinha e macia, com uma camada de uvas frescas por cima, e uma cobertura crocante de farofa doce. 

Sobretudo, é uma receita que pode ser servida tanto como sobremesa, acompanhada de uma bola de sorvete ou chantilly, quanto como lanche da tarde, acompanhado de um café quentinho.

Assim, o segredo para que o bolo cuca de uva fique super fofinho é o uso de ingredientes frescos e de qualidade, bem como o preparo cuidadoso da massa, que deve ser bem aerada e leve. 

Dessa forma, com um sabor adocicado e suave, é uma sobremesa que agrada a todos os paladares e pode ser preparada em diversas ocasiões, seja para um simples lanche em família ou para uma festa especial.

Ingredientes para Bolo Cuca de Uva

Farofa:

1 xícara de farinha de trigo (160 g)

Meia  xícara de açúcar (100 g)

1 colher de sopa de margarina (30 g)

Massa:

300g de açúcar 

1/4 xícara de margarina (60 g)

400g de farinha de trigo 

3 ovos

240ml de leite 

1 colher de sopa de fermento em pó (15 g)

Cobertura:

300 gramas de uva roxa

2 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de Preparo Bolo Cuca de Uva

Em primeiro lugar, vamos começar preparando a farofa, coloque todos ingredientes da farofa numa tigela e vá amassando com as mãos até que seja possível formar torrões quando se aperta entre as mãos. Reserve.

Logo após, para preparar a massa coloque os ovos, a margarina e o açúcar numa tigela e com a batedeira bata até que fique um creme bem claro e fofo.

Em seguida, junte o leite e bata um pouco só para incorporar. Assim, acrescente a farinha de trigo e bata até ficar homogêneo, não precisa bater muito, é só para misturar bem.

Logo depois, coloque o fermento e bata rapidamente para misturar.

Desse modo, transfira a massa para uma forma untada e polvilhada com farinha, alise a massa para que fique uma camada bem uniforme.

Em seguida, misture as uvas com duas colheres de farinha de trigo, assim ela não afunda na massa e espalhe sobre a massa do bolo.

Logo após, cubra as uvas com a farofa reservada.

Assim, leve ao forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos ou até que as bordas estejam douradas e fazendo o teste do palito ele saia seco.

Veja também Bolo de Ninho Super Delicioso

Dessa forma compartilhe com amigos e familiares para que eles possam ter acesso às nossas receitas.

Nesse sentido nos digam o que achou da receita, seu feedback é muito importante para nós.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.